Falaremos de tudo um pouco aqui.

LÚPUS

Um comentário
O QUE É:
Lúpus eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença do próprio sistema de defesa do corpo (autoimune).
Esta é uma doença que por ser auto imune, faz com que as células de defesa não saiba identificar as células ruins que entram no corpo (o vírus de uma gripe por exemplo)
e acabam trabalhando para se defender de si mesma, causando assim infecções, inflamações por vários órgãos (costumo dizer que as células de defesa de um lupico, é leigo rs).
 Os órgãos mais comuns afetados no LES são: Rins, Articulações, Pele, e Cérebro, podendo afetar mais ou nenhum órgão. Isso depende da agressividade da doença no organismo de cada pessoa.
Normalmente cada portador do lúpus tem seu sintoma distinto mas sempre com base nos que disse.
 As causas do LES é desconhecida e por isso não existe cura, porém existe tratamento com medicações, fazendo com que a doença entre em remissão e chegando até numa fase de parar com as medicações.
 De 10 pessoas, 9 são mulheres portadoras fazendo assim um problema pior, pois mulher libera bastante hormônio e na maioria das vezes toma em forma de anticoncepcionais. Mas Lupus e Hormônio, são inimigos. Então para que seu tratamento dê certo, corte os anticoncepcionais.


SINAIS QUE PODE INDICAR O LUPUS:
                                                                                   
*Erupções (aftas, machucados) na boca ou língua frequentemente;
*Manchas avermelhadas na pele, principalmente na região da maçã das bochechas e nariz (butterfly rash), criando assim, um formato de asa de borboleta que se prolonga pela horizontal do rosto e se descama, isto é, quando raspado cria um ferimento profundo que não deixa cicatrizes;
*Fotossensibilidade. Sensibilidade ao sol, manchas e queimaduras sem muita exposição pode ser um indicio. Além disso, manchas ocasionadas por lâmpadas fluorescentes;
*Dores nas articulações (juntas). Normalmente sem inchaço e vermelhidão. São Dores que migram de articulação para articulação. Onde 90% das mulheres desenvolve artrite (inflamação da cartilagem que protege as articulações) na primeira crise.
*Lesão Renal. Dificuldade do rim filtrar o sangue e a urina.
*Lesão cerebral: Pode haver uma crise convulsiva, epilepsia e derrame, fazendo com que adiem o diagnóstico do lupus, mas isso não pode acontecer. A possibilidade do lupus nesse caso continua o mesmo.
O portador da doença tem uma grande facilidade em desenvolver problemas psicológicos como depressão.
*Anemia Crônica.
*Abortos repentinos.
*Pericardites (inflamação do pericárdio, membrana que cobre externamente o coração.
Pleurite: inflamação da pleura, membrana que recobre o pulmão).
 Se você tiver 4 desses sintomas, procure um Reumatologista. Ele pedirá exames e te ajudará a descobrir suas causas.
Butterfly rash

EXAMES CLÍNICOS PARA O DIAGNÓSTICO:

FAN (Fator Anti-Nuclear)
Anti-DNA
Esses são os exames fundamentais para descobrir a doença. Exames complementares como:
URINA TIPO 1
URINA 24HRS
HEMOGRAMA COM CONTAGEM DE PLAQUETAS
São importante tanto quanto os dois primeiros que citei.

DIAGNÓSTICO:
Após a confirmação da doença, é preciso primeiramente a aceitação desta. O tratamento como daí. É normal sim da pessoa se sentir pra baixo, mas isso a pessoa domina com tempo. Para isso, a melhor forma de dominar o peso da doença é com a ajuda de um psicólogo - ajuda e muito. Manter-se firme é essencial nessa hora, até por que, sua mente comanda seu corpo. Se você não estiver com uma boa auto-estima, seu corpo vai responder da mesma forma (no lupus, o seu emocional conta muito, então o controle. Evite passar nervoso, pois isso faz com que a doença se afirme mais ainda em seu corpo.
 "Viva a vida da melhor maneira possível, não se lamente. Procure um lado bom da tua vida, apesar de tudo. E principalmente, tenha Fé."

MUDE SEUS HÁBITOS:
*Use protetor solar sempre. É indispensável no dia-a-dia. Mesmo que você fique dentro de casa, não deixe de passar o protetor. As lampadas fluorescente e a luz de TVs e computadores podem manchar o rosto sensível de um lupico. No calor, frio e chuva... sempre você terá que usar, até por que o sol aparece todos os dias mesmo que você não veja e os raios ultravioletas estão lá para te prejudicar, então previna-se!
*Aposte em comidas saudáveis. Ajudará bastante no tratamento contra o lúpus.
*Por mais chato que seja, não deixe de ir ao seu médico, siga as orientações dele. Faça de seu reumatologista seu "melhor amigo" conte tudo a respeito do seu corpo. Anormalidades que pode ser mínima pra você pode ser um sinal para outros diagnósticos.
*E lembre-se quanto mais precoce o diagnóstico, melhor. Quando a doença é descoberta no início, fica mais fácil de dominar e evitar que ela atinja outros órgãos.
*Outra coisa é ter consciência da decisão que você tomará: fazer ou não o tratamento? A decisão é sua ninguém pode mudar isso, mas no caso de começar se tratar, em hipótese alguma você poderá parar por conta própria, ok?

OUTROS TIPOS DE LUPUS:
Além do LES existe outro tipo: Lúpus Eritematoso Discoide (LED).
Vamos falar um pouco dele:
 O LED também conhecido como Lúpus Eritematoso Crônico Cutâneo (LECC), é uma doença inflamatória da pele que tende a piorar com a exposição ao sol. Pode formar eritemas e manchas de vários tamanhos que descamam e atrofiam podendo causar assim, cicatrizes e problemas de pigmentação da pele.
 Na maioria das vezes o LECC evolui para o LES por que os raios UVA e UVB ja modificam as células da pele, e com o tempo podem passar a modificar as células de defesa, começando assim, a batalha contra o LES.

CURIOSIDADE:
Porque falamos tanto de borboletas e Lobo?
Usamos bastante as borboletas por conta do sinal primário que a maioria dos portadores indicam (asa de borboleta). Entre os portadores pode ser normal, mas já vi e vejo ainda, o questionamento dos familiares e amigos sobre isto.
E o lobo é chamado de wolf ou lupus em inglês. Daí o nome.

Ok, galerinha?  
Vamos nos prevenir porque é melhor coisa que podemos fazer.

Até  o próximo post :)

Um comentário :

  1. Gostei da sua matéria...Também tenho um blog do qual o tema é lúpus..da uma olhada depois.js

    ResponderExcluir